Trilhos da descoberta

Caminheiros chegam a Santiago de Compostela

22 de maio, 2019
Nos passados dias 18 e 19 de maio, os participantes da experiência do PORTOCCD, Trilhos da Descoberta, atingiram finalmente o destino pretendido, Santiago de Compostela.
Numa tentativa de revitalizar a experiência da caminhada, visto que esta se tornou muito mais que uma atividade religiosa, o CCD, em conjunto com o guia responsável, decidiu em outubro do ano anterior dar início às etapas até ao destino seguindo a rota do Caminho Interior Português.

A peregrinação é já um marco importante do CCD e este percurso teve uma afluência de quarenta e cinco participantes que ao longo de oito meses realizaram 10 etapas faseadas de forma a conhecer o antigo caminho medieval do Interior de Portugal.

Partindo de Viseu no dia 13 de outubro de 2018, os caminheiros partilharam, ao longo da rota, momentos de esforço e dedicação, bem como experiências de reflexão e meditação. Os intervenientes acabaram por percorrer 205Km, passando por locais maravilhosos como Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

A atividade provou ser, mais uma vez, uma oportunidade de conhecimento de novos locais e suas peculiaridades e ao mesmo tempo de ponderação interior dos caminheiros. A energia e sacrifício sentidos conduzem a um estado de atualização interior, que apenas a peregrinação proporciona.

A última etapa foi realizada nos passados dias 18 e 19 de maio de 2019, iniciando em A Laxe e terminando, por fim, em Santiago de Compostela por voltas das 16h30. Os caminheiros, satisfeitos com a sua caminhada espiritual, puderam celebrar o término de mais um desafio, sentindo-se realizados e com o sentimento de missão cumprida.