Visita a Cantábria e Picos da Europa

Aprendizagem, cultura e acima de tudo amizade e convívio

8 de junho, 2017
O PortoCCD organizou uma viagem a Cantábria e Picos da Europa, de 29 de abril a 2 de maio.
O grupo de 54 pessoas, entre associados, alunos da USEA e respetivos acompanhantes, partiu do Porto em direção a Tordesilhas, cidade imortalizada pelo Tratado que dividiu o mundo em duas partes, uma pertença de Portugal e outra da Espanha. A primeira visita realizou-se pelo Centro Histórico da cidade, Convento de Santa Clara e seguidamente visitaram o Museu do Tratado de Tordesilhas. Depois os visitantes rumaram a Suances, situada na costa ocidental da Cantábria onde jantaram e ficaram alojados.

O segundo dia trouxe frio e chuva, mas mesmo assim o grupo não esmoreceu e visitou as famosas grutas de Altamira. Estas são uma réplica das originais que foram encerradas ao público devido aos milhares de visitantes que desencadearam um processo de degradação. Em 2001 iniciou-se a construção de um novo museu que alberga uma réplica parcial à escala real, tal como se apresentava às comunidades do Paleolítico Superior há 15.000 anos atrás.

Depois conheceram Santillana del Mar, que é considerada uma das aldeias mais bonitas de Espanha. Santillana del Mar conta com um magnífico património, encabeçado pela Colegiata de Santa Juliana, jóia do românico a partir da qual surge a configuração urbana desta vila costeira.

De tarde, realizou-se uma viagem de comboio turístico pela cidade de Santander onde o grupo pôde avistar o Palácio da Madalena, a Praia de Biquinis e o Palácio Residencial de Férias da Família Real de Espanha. Seguidamente visitaram a Catedral de Santander.

O terceiro dia foi marcado pelo contacto com a natureza e pelas magníficas paisagens do desfiladeiro da Ermida e da pitoresca Aldeia de Potes. O ponto alto de toda a viagem, sem dúvida, a passagem por Fuente Dé e subida de teleférico onde os participantes puderam contemplar a maravilhosa vista das montanhas! Continuaram para o Mosteiro de Toríbio que guarda há mais de 1200 anos um grande pedaço da Cruz de Jesus. Esta relíquia é conhecida pelo seu nome em latim Lignum Crucis, que significa lenho ou madeira da Cruz.

No último dia, de regresso ao Porto, houve uma paragem na cidade de Valladolid para almoço e visita à cidade.

Foi uma viagem repleta de aprendizagem, cultura e acima de tudo amizade e muito convívio!