Celebrar 50 anos com projeto de futuro

Marcaram presença centenas de sócios e trabalhadores da Câmara Municipal do Porto

15 de outubro, 2018
Realizou-se neste sábado um dos pontos altos das comemorações do 50.º aniversário do PortoCCD, com uma sessão solene de homenagem aos antigos dirigentes, a atribuição do nome de D. António Francisco dos Santos ao pavilhão multiusos e a apresentação da maqueta do Edifício Cinquentenário.
Foi uma tarde de sábado festiva, entre centenas de sócios, simpatizantes e trabalhadores da Câmara Municipal do Porto que não quiseram faltar ao programa de celebração do cinquentenário, juntou-se o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, vereadores, deputados municipais e também o Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

A presença de D. Manuel Linda tinha como propósito não só abençoar o Centro Cultural e Desportivo erguido pelos colaboradores da Câmara do Porto, mas também participar da homenagem ao seu antecessor, D. António Francisco dos Santos, após decisão da direção do PortoCCD em atribuir o seu nome ao pavilhão multiusos da instituição. Para D. Manuel Linda este tributo reforça a sua responsabilidade de estar próximo de todos.

A animada tarde também ficou marcada por uma sessão solene de homenagem aos antigos dirigentes.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi agraciado com o diploma de sócio honorário n.º1. Um gesto que, para o presidente, Gouveia Santos, representa o apoio que o Executivo de Rui Moreira tem prestado ao Centro, nomeadamente referindo-se à presença constante do autarca e dos vereadores nas atividades que são promovidas, além da decisão do Município pela cedência de direitos de superfície do terreno a sul do PortoCCD, que permitirá avançar com novos projetos.

O "terceiro ato" das celebrações consistiu na apresentação da maqueta do Edifício Cinquentenário que nascerá, precisamente, nos terrenos cedidos pela Câmara para a expansão do PortoCCD.

Para a concretização do projeto, cuja maqueta foi apresentada pelo arquiteto Joaquim Portel, Gouveia Santos admite ainda não ter financiamento.

Fotos por Miguel Nogueira