Trabalhadores da CM Porto oferecem jantar de Natal a sem-abrigo e famílias carenciadas

Lusa (20 de dezembro, 2023)

Centenas de sem-abrigo e famílias carenciadas do Porto tiveram hoje o seu jantar de natal, oferecido pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCDTCMP), que se preparou para servir mil refeições.

As pessoas que hoje se sentaram em mesas espalhadas pelo pavilhão gimnodesportivo do CCDTCMP foram encaminhadas pelas paróquias, uniões de freguesia e pelas equipas de rua, revelou à Lusa o presidente da instituição, Gouveia Santos.

Em mesas com dez lugares que ocupavam a quase totalidade do espaço do recinto, para além do bacalhau com batatas e o bolo-rei os convidados do CCD tinham à sua espera água e sumo, mas não só.

No palco, pelas 19:00 davam-se os últimos retoques do espetáculo que tradicionalmente o CCD faz acompanhar a refeição, pois, como referiu Gouveia Santos "para muitos deles este é o único Natal que vão ter".

Preparados para servir até mil pessoas, a confeção das refeições têm também em conta o combate ao desperdício, garantindo o dirigente que o bacalhau com batatas será preparado à medida das necessidades.

"O que eventualmente sobrar terá como destino a causa social", revelou.

Para tudo isto, contou o presidente do CCD, foram reunidos 30 voluntários, distribuindo-se entre quem está na cozinha, os que preparam a sala e os que interagem com convidados, que são os sem-abrigo e as pessoas carenciadas.

Convidados para jantar foram também o bispo auxiliar do Porto, Vitorino José Pereira Soares, e os vereadores da Câmara do Porto, Fernando Paulo, da Ação Social, e Catarina Araújo, da Saúde e Qualidade de Vida, disse o dirigente.

Questionado se tem informação das equipas de rua de que aumentou o número de sem-abrigo no Porto, respondeu que sim, acrescentando que pela fila que aguardava no exterior do pavilhão do CCD haverá mais pessoas a jantar que em 2022.

"Apercebi-me de pessoas [na fila] de várias nacionalidades e de estratos sociais que anteriormente estavam bem", contou Gouveia Santos.

A terminar, o presidente do CCD revelou que este ano, para além da ceia de natal, os convidados irão levar "um blusão de muito boa qualidade" e cuja aquisição resultou da "generosidade de pessoas amigas e dos trabalhadores" da Câmara do Porto.

Fonte: Lusa