Fale Connosco
228 318 210
AGENDA próximos eventos

30 Setembro de 2017

Caminho de Santiago

10 Outubro de 2017

Cruzeiro no Douro

14 Outubro de 2017

Visita a Penafiel
Junte-se a nós no facebook
Siga-nos pelo Twitter
Veja o nosso canal no Youtube
Subscreva as nossas notícias
Conheça a Universidade Sénior
Descubra o Gabinete Social
Onde as crianças e jovens aprendem
Espaço Body&Soul

Responsabilidade Social

Como agente ativo da sociedade, ao CCD assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e coesão social do País em geral e da comunidade envolvente em particular, através de um bom desempenho da sua atividade organizacional.

A sua Responsabilidade Social, assim definida, assenta numa licença emanada pelo Estado e pela Sociedade para prestar serviços na área social, educativa, cultural, desportiva, e ambiental, salvaguardando a igualdade de oportunidades e o bem-estar social.

Assim sendo, assumimos o compromisso de operar sob os princípios de sustentabilidade, orientados pelo valor da segurança e pela ética de cidadania, desenvolvendo e favorecendo políticas que promovam a inovação tecnológica, a satisfação dos nossos Associados e Colaboradores, e o bem estar da comunidade.



Investimento social - Apoios

No âmbito de uma política de cidadania o CCD assume todos os anos o compromisso de apoiar instituições que desenvolvem projetos educativos com crianças carenciadas.

Este ano as instituições eleitas foram as seguintes:
  • Casa de Acolhimento Mãe de Água: Valência social da Santa Casa de Misericórdia de Valongo que acolhe crianças em situação de risco com idades entre os três meses e 18 anos.
  • Instituto Profissional do Terço: Instituição de Solidariedade Social e de Educação destinada a acolher, educar e formar menores do sexo masculino carenciados e que se encontrem em situação de risco, sem limitação de área geográfica de origem.


Projectos Tecnológicos

Numa sociedade cada vez mais tecnológica, o CCD pretende desenvolver uma política de promoção da igualdade de oportunidades de acesso às novas tecnologias de informação, que combata a info-exclusão e fomente o bem-estar social.

Deste modo, através do Projecto NETcentro – Internet ao Serviço do Cidadão, o CCD disponibiliza 14 postos de trabalho, dos quais um se encontra adaptado a portadores de deficiência visual, possuindo um sistema operativo adaptado (Braille Voyager 44) e impressora de Braille.



Ambiente

A proteção do ambiente evidencia-se hoje como um dos direitos, liberdades e princípios fundamentais e é encarado como um fator crítico de desenvolvimento e qualidade de vida, a par do reconhecimento da responsabilidade para com as gerações futuras.

Assim sendo, consideramos essencial desenvolver políticas de separação de lixo que permitam:
  • reduzir a acumulação progressiva de lixo e produção de novos materiais;
  • minimizar a emissão de gases como o metano e o gás carbónico;
  • suprir as agressões ao solo, ar e água.

Acreditamos, de igual modo, que a preservação de recursos naturais como a água é essencial e neste sentido desenvolvemos no nosso quotidiano laboral um conjunto de ações básicas que permitam racionalizar o seu consumo.



Iniciativas

Advogando como lema “prevenir para curar” desenvolvemos um conjunto de rastreios que pretendem contribuir para a promoção da educação para a saúde. Neste sentido, desenvolvemos rastreios gratuitos junto dos nossos associados e comunidade em geral.