Numa época em que os pais têm cada vez menos tempo para os filhos, cada criança pode, no Espaço Aprender a Ser, encontrar um lugar que é só seu, onde estuda, convive e brinca, dando asas a tudo aquilo que a idade lhe pede e que não mais terá.
Mais do que o simples apoio pedagógico, o Espaço Aprender a Ser é um espaço de acompanhamento de crianças e jovens que se encontram numa fase crucial da vida.
É este o espaço onde podem fazer os seus trabalhos de casa, preparar-se para as provas escolares e ter o apoio psicológico que necessitam.
DESTINATÁRIOS
Crianças e jovens do 1.º ao 12.º anos de escolaridade
Filhos de sócios, sócios e não sócios do CCD PORTO
METODOLOGIA
Acreditando que cada criança é única e deve ser tratada na sua individualidade, a nossa metodologia assenta na promoção da autonomia de cada um dos nossos alunos.
Assim, é feito um diagnóstico das necessidades individuais do aluno (junto da criança e também do Encarregado de Educação) para, posteriormente, ser elaborado um plano individual de trabalho.
A avaliação é feita com relatórios mensais que servem não só de balanço, como de ponto de partida para reajustamentos no plano individual de cada um.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Anabela Reixelo Ribeiro
Licenciatura em Educação de Ensino Básico 2.º ciclo, variante Português/Francês no ISCE Felgueiras. Exerce funções de professora de Português, Francês, Inglês e História desde 2006, a alunos do 3.º ciclo.
Mariana Bruno
Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dá apoio às disciplinas de Matemática, Ciências, Geografia e Fisico-Química a alunos do 1.º ao 9.º ano.
Daniel Sarmento
Dá apoio a Matemática, Ciências, Geografia e Fisico-Química a alunos do 2.º e 3.º ciclo. Está a concluir a licenciatura de Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Susana Fernandes
Licenciada em Enfermagem Veterinária e a concluir a licenciatura em Educação Básica, apoia os alunos do 1.º ciclo e 5.º ano de escolaridade.
SERVIÇOS
Estudo acompanhado
Apoio nos trabalhos de casa
Apoio escolar específico
Promoção de métodos de estudo e de trabalho
Explicações [individuais ou em grupo]
Explicações individuais e em grupo a todas as disciplinas, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade
Intervenção psicopedagógica (objetivos)
Promover o apoio educativo, visando a promoção do desenvolvimento integral dos alunos e da comunidade educativa envolvente
Desenvolver um trabalho multidisciplinar com todos os agentes educativos (pais, professores, psicólogos, entre outros)
Serviço de refeições
Almoços: das 12h00 às 14h00
Lanches: das 16h30 às 17h00
HORÁRIO
Estudo acompanhado: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h30
Explicações individuais: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h00