Espaço Aprender a Ser
 

Centro de Estudo Acompanhado

Numa época em que os pais têm cada vez menos tempo para os filhos, cada criança pode, no Espaço Aprender a Ser, encontrar um lugar que é só seu, onde estuda, convive e brinca, dando asas a tudo aquilo que a idade lhe pede e que não mais terá.

Mais do que o simples apoio pedagógico, o Espaço Aprender a Ser é um espaço de acompanhamento de crianças e jovens que se encontram numa fase crucial da vida.

É este o espaço onde podem fazer os seus trabalhos de casa, preparar-se para as provas escolares e ter o apoio psicológico que necessitam.


DESTINATÁRIOS
  • Crianças e jovens do 1.º ao 12.º anos de escolaridade
  • Filhos de sócios, sócios e não sócios do CCD PORTO

METODOLOGIA

Acreditando que cada criança é única e deve ser tratada na sua individualidade, a nossa metodologia assenta na promoção da autonomia de cada um dos nossos alunos.

Assim, é feito um diagnóstico das necessidades individuais do aluno (junto da criança e também do Encarregado de Educação) para, posteriormente, ser elaborado um plano individual de trabalho.

A avaliação é feita com relatórios mensais que servem não só de balanço, como de ponto de partida para reajustamentos no plano individual de cada um.


EQUIPA PEDAGÓGICA

Gabriela Escobar Lopes
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas variante Francês/Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2005.
Colabora com o CCD PORTO desde 2005, exercendo a função de professora de Português, História, Inglês, Francês, dando apoio a alunos do 1.º ao 3.º ciclo.

Anabela Reixelo Ribeiro
Licenciada em Professores do Ensino Básico 2.º ciclo, variante Português/Francês no ISCE Felgueiras. Exerce funções de professora de Português, Francês, Inglês e História desde 2006 a alunos do 1.º ao 3.º ciclo.

Mariana Bruno
Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dá apoio às disciplinas de Matemática, Ciências, Geografia e Fisico-Química a alunos do 1.º ao 9.º ano.

Daniel Sarmento
Dá apoio de Matemática, Ciências, Geografia e Fisico-Química a alunos do 1.º ao 9.º ano. Está a concluir a licenciatura de Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 


SERVIÇOS

Estudo acompanhado
  • Apoio nos trabalhos de casa
  • Apoio escolar específico
  • Promoção de métodos de estudo e de trabalho

Explicações [individuais ou em grupo]
  • Explicações individuais e em grupo a todas as disciplinas, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade

Intervenção psicopedagógica (objetivos) 
  • Promover o apoio educativo, visando a promoção do desenvolvimento integral dos alunos e da comunidade educativa envolvente
  • Desenvolver um trabalho multidisciplinar com todos os agentes educativos (pais, professores, psicólogos, entre outros)

Serviço de refeições
  • Almoços: das 12h00 às 14h00
  • Lanches: das 16h30 às 17h00

HORÁRIO
  • Estudo acompanhado: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h30
  • Explicações individuais: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h00

CONTACTOS

Documentação Útil


Ementa mensal [abril]

[Formato . pdf - 4782 KB]

Tabela de Valores 2023/2024

[Formato . pdf - 1036 KB]

Regulamento 2023/2024

[Formato . pdf - 96 KB]

Ficha de Inscrição 2023/2024

[Formato . pdf - 61 KB]