Um só Natal para todos

Ceia de Natal Solidária

21 de dezembro, 2022
O Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (CCD Porto) organizou no dia 20 de dezembro a 20.ª edição de “Um só Natal para todos”. Um jantar solidário para centenas de pessoas carenciadas da cidade do Porto. Uma ceia para relembrar os valores potenciados pela época.
À mesa sentaram-se pessoas em situação de sem-abrigo ou com carências socioeconómicas, assim como o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e os vereadores Fernando Paulo, Catarina Araújo e Pedro Baganha.

Recebendo todos, o vereador da Coesão Social reforçou a mensagem de que “de volta a casa, depois do período de pandemia, comemoraremos como sempre. Em festa. Em festa de Natal e de portas abertas”.

“Estamos com gosto nesta ceia de Natal igual para todos”, sublinhou Fernando Paulo, “porque somos todos pessoas de carne e osso, pessoas de afetos e sentimentos, pessoas que querem ser felizes”.

Durante a refeição, preparada e servida pelos trabalhadores da Câmara do Porto, o vereador lembrou como “na nossa sociedade ainda há desigualdades a vários níveis”, cimentadas por “situações extremas de pobreza e exclusão”. Para Fernando Paulo, “ainda há níveis de privação inadmissíveis numa sociedade livre e democrática”.

No entanto, reconheceu o vereador, “há pessoas que sonham, trabalham todos os dias para ajudar a dar oportunidade, a dar dignidade, igualdade a quem precisa”. Para todos, Fernando Paulo deixou uma mensagem: de agradecimento a “quem se empenha em ajudar quem precisa” e de “esperança e estímulo para não desistir, colaborar e se deixar ajudar” a quem precisa do apoio da rede social do Porto.

“É muito gratificante fazer parte desta rede, com parceiros empenhados na construção de uma cidade mais inclusiva e solidária”, reforçou Fernando Paulo, antes dos votos de bom Natal e da partilha da ceia em conjunto.




Fonte: www.porto.pt
Fotos de Guilherme Costa Oliveira